Em 19 de março de 2023, terminou o período de coexistência entre a versão S-1.0 e a S-1.1 do layout do eSocial.

Empregadores devem atualizar o sistema o quanto antes para evitarem problemas com o envio de informações.

A partir da segunda-feira (20 de março), todos os empregadores deverão aceitar a última versão do layout que foi disponibilizada no dia 16 de fevereiro deste ano. A versão anterior S-1.0 foi desativada e não poderá mais ser utilizada para envio de informações.

Os empregadores que ainda não atualizaram seu sistema para a nova versão do eSocial devem fazê-lo o quanto antes para evitar problemas no envio.

Manual da nova versão do layout

Termina convivência dos Layouts do eSocialEm 3 de fevereiro de 2023, o governo publicou o do e-Social para uma nova versão de layout, o Manual de Orientação do eSocial (MOS) v. S-1.1 consolidado até a Nota Orientativa v. S-1.1 nº 02/2023.

Além de dar dicas de como usar o novo sistema, este guia também trouxe informações sobre o eSocial que vão tirar dúvidas dos empregadores sobre o funcionamento do sistema.

O documento contém informações sobre como utilizar o novo sistema, o que mudou, dicas sobre o novo layout e esclarecimento de diversas outras dúvidas.

Este se encontra disponível no portal eSocial.

 

Eventos Processos Trabalhistas

Os eventos relacionados ao envio de informações do fluxo de trabalho ficaram disponíveis para envio a partir de 1º de abril de 2023.

Conheça os eventos dos processos trabalhistas do eSocial 2023:

  • S-2500 – Processo Trabalhista
  • S-2501 – Informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista
  • S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista
  • S-5501 – Informações de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista

 

Leia também:

S-2500 – Processo Trabalhista

No evento S-2500, estarão presentes as informações que servirão de base para cálculo do recolhimento de FGTS e da contribuição previdenciária do RGPS.

Ele será responsável pelo registro das informações dos processos trabalhistas na justiça do trabalho e também de acordos celebrados nas Comissões de Conciliação Prévia (CCP) e nos Núcleos Intersindicais (Ninter).

Será possível encontrar aqui todas as informações cadastrais e contratuais relativas ao vínculo.

O prazo de envio será até o dia 15 do mês subsequente ao trânsito em julgado da decisão proferida no processo trabalhista ou do acordo celebrado perante CCP ou Ninter.

 

S-2501 – Informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista

As informações dos valores retidos para INSS e IR serão encontradas no evento S-2501.

Todo declarante será obrigado a recolher as contribuições sociais previdenciárias e as destinadas a Terceiros e/ou o imposto sobre a renda retido da pessoa física a partir do que for decidido nos processos trabalhistas ou nas demandas submetidas à CCP ou ao Ninter.

O prazo de envio também será até o dia 15 do mês subsequente ao trânsito em julgado da decisão proferida no processo trabalhista ou do acordo celebrado perante CCP ou Ninter.

 

S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista

Esse evento estará reservado para retificar qualquer informação passada erradas nos processos anteriores.

Caso ele seja acionado, os antigos ficam sem efeito e o S-3500 é que se torna o correto.

No entanto, é importante que se diga que a exclusão de um S-2500 só será possível se existir um S-2501 vinculado.

Se o processo trabalhista tiver as informações de Contribuições Decorrentes de Processo Trabalhista que faça referência a ele, não será possível realizar o S-3500.

 

S-5501 – Informações de Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista

O S-5501 é um evento do eSocial que se comporta como uma “prova real” dos anteriormente enviados.

Esse evento estará estreitamente ligado ao S-2501 e terá a função de mostrar as contribuições sociais previdenciárias, os tributos apurados, as contribuições devidas a outras entidades e fundos e o imposto sobre renda da pessoa física retido na fonte.

Realizado com sucesso, os créditos tributários apurados para a DCTFWeb serão importados a partir do evento S-2501.

Com todas as informações declaradas, o sistema vai apurar o valor das contribuições previdenciárias e do imposto sobre a renda retido na fonte por código de receita.

Avalie a Priori RH no Google Meu Negócio!