Criado pelo Banco Central, o Pix é o sistema de pagamento instantâneo mais usado no país. O FGTS terá pagamento via Pix?

Por meio dele, os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora do dia, de segunda a segunda.

O processo é rápido, prático e seguro.

Pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança, ou conta de pagamento pré paga em qualquer uma das mais de 730 instituições que operam por meio do Banco Central.

Podemos dizer que o Pix foi criado para ser um meio de pagamento amplo, pois qualquer pagamento ou transferência que é feito usando TED, cartão, boleto ou dinheiro pode ser feito com o Pix, sendo necessário apenas um celular com internet.

A liquidação do pagamento é feita em tempo real, ou seja, o pagador e o recebedor são notificados da conclusão da transação imediatamente.

Referente ao FGTS Digital, uma grande inovação é que o sistema utilizará somente a tecnologia Pix como forma de recebimento dos valores.

Leia também:

 

Assim, o pagamento será reconhecido com mais agilidade, confiança, e também vai simplificar todo o processo.

O Pix foi escolhido como forma de pagamento para os empregadores realizarem os recolhimentos de FGTS a partir do FGTS Digital.

Os boletos gerados terão um QR Code, como se fosse o copia e cola do Pix.

Assim, a liquidação será feita em tempo real e a guia do FGTS será paga em minutos.

Após o pagamento, o FGTS Digital será notificado desse pagamento e enviará a integralização do saldo do FGTS para a Caixa Econômica Federal, evitando o pagamento em duplicidade do FGTS do empregado, mais agilidade na atualização e composição do saldo e liberação do FGTS.

Outra vantagem da utilização do Pix no FGTS Digital, é que o pagamento poderá ser feito em qualquer dia e horário, e a arrecadação poderá ser feita todos os dias do ano, inclusive nos fins de semana e feriados.

Essa comodidade vai minimizar os possíveis esquecimentos e atrasos nos pagamentos.

Para os trabalhadores, o controle em tempo real possibilita agilidade do depósito nas suas contas vinculadas, e ele também poderá acompanhar por meio do aplicativo FGTS se os valores estão sendo depositados como se deve.

O Sistema FGTS Digital

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados que vai facilitar bastante todos os processos relacionados ao recolhimento do FGTS pelas empresas.

Os valores serão calculados com base nas informações prestadas via eSocial e os débitos já virão individualizados desde a origem, utilizando o CPF para identificar o trabalhador.

Com isso, o grau de confiabilidade aumenta, também há mais segurança, melhor controle do débito e facilidade no processo do recolhimento do FGTS.

O desenvolvimento e implementação do Projeto FGTS Digital atenderá as alterações legislativas que foram trazidas pela Lei 13.932 de 11 de dezembro de 2019.

A responsabilidade do projeto é da subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), que trabalha em conjunto com representantes da sociedade civil no desenvolvimento da ferramenta, para que ela seja realmente inovadora e atenda as necessidades dos empregadores.

Nos avalie no Google Meu Negócio!