priori-rh-7-indicadores-de-RH.jpgNo setor de Recursos Humanos existem 7 indicadores que são de extrema importância, e são capazes de mensurar a eficiência das ações e demais processos da empresa.

Ao analisá-los de maneira particular, os gestores podem avaliar os obstáculos atrelados a rotina e produtividade dos colaboradores, pois afinal, eles são responsáveis pelo sucesso dos projetos e alcance dos objetivos que foram inicialmente traçados.

Os indicadores de RH estão diretamente ligados ao sucesso das ações da empresa e por isso, cabe ao time de gestão aplicá-los de maneira certeira, a fim de atingir os objetivos traçados e garantir o fortalecimento das atividades. Vamos conhecer agora quais são eles.

1 – Turnover (Índice de rotatividade)

Esse índice representa a porcentagem de colaboradores demitidos e admitidos, ou seja, quantas pessoas entraram e quantas saíram em um período delimitado.

É um indicador que pode ajudar a clarear como está indo o processo de seleção de novos talentos e permite avaliar os níveis de atração e diferenças da empresa perante a concorrência.

 

2 – Taxa de absenteísmo

Tudo que é relacionado a afastamento do colaborador como faltas, dispensa médica, atrasos, é chamado de absenteísmo, e refere-se tanto ao próprio ambiente profissional quanto às questões pessoais porque o funcionário pode se afastar por questões de trabalho como por conflitos pessoais.

Para calcular a taxa de absenteísmo é utilizado a fórmula Bradford: Fator Bradford = F x F x D. Na fórmula, o F representa a frequência de faltas e D representa o número total de dias ausentes.

Sobre a interpretação dos resultados, o ideal é que a taxa se mantenha sempre abaixo de 450.

3 – Índice de Satisfação dos Colaboradores

Quando se compreende o nível de engajamento entre empresa e funcionários, é possível traçar ações mais assertivas, resultando em mais produtividade. A partir do levantamento de alguns dados relevantes, é possível saber se os colaboradores estão contentes com a empresa é aí cabe ao gestor rever processos, benefícios e outras ações.

4 – Índice de retenção de talentos

As empresas focam em treinamentos internos e externos, workshops e demais processos de capacitação e o intuito nesse caso é agregar valor ao colaborador, para que ele consiga exercer suas tarefas com mais eficácia e reter esse talento. Uma maneira assertiva de fazer isso é analisar cada setor de forma independente.

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5 – Índice de reclamação de clientes

Um mau atendimento ao cliente parte de um colaborador com ações inadequadas, e muitas vezes isso é fruto de uma qualificação insuficiente – e nesse caso isso tem relação direta com o RH.

Setores com muitas reclamações exigem mais treinamentos, bem como a revisão rotineira das ações.

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6 – Produtividade

Estar disponível no trabalho por 8 horas diárias não significa de fato ser produtivo, o importante é cumprir prazos junto ao cliente, conseguir satisfazê-los, reduzir custos, entre outros.

7 – Avaliação de aprendizagem

Será que os treinamentos corporativos oferecidos pela empresa são realmente eficientes? Essa avaliação é crucial para o planejamento de novas ações e para a análise de qualificação de cada colaborador.

Criar relatórios sobre o processo de qualificação, e anotar os resultados obtidos por meio deles permite verificar se os objetivos traçados em cada fase estão sendo atingidos com êxito.

Em caso negativo vale revisar essas ações, e também verificar o feedback dos colaboradores.

 

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